A pneumologia é a especialidade médica que trata as doenças ou sintomas que atingem os pulmões e o sistema respiratório, que é composto pelas cavidades nasais, boca, faringe, laringe, traqueia e os pulmões, onde estão os brônquios, bronquíolos e alvéolos.
Agendar consulta com Pneumologista
- Consulta Pneumologista
- Tratamento de Asma
- DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
- Pneumonia
- Tuberculose
- Micoses Pulmonares (Infecções Fúngicas Pulmonares)
- Insuficiência Respiratória
- Embolia Pulmonar
- Tabagismo
- Câncer de Pulmão
- Bronquiectasias
- Doenças Pulmonares Intersticiais (DPI’s)
- Doenças Pulmonares Ocupacionais
- Doenças Autoimunes dos Pulmões
- Derrame Pleural
- Infecções Respiratórias
- Espirometria
- Teste de Caminhada de 6 Minutos
Na Consulta Pneumologia é feita uma primeira avaliação do paciente e alguns exames podem ser solicitados para que seja encontrado o problema, se necessário um retorno para avaliação dos exames e consequentemente o paciente possa ser encaminhado para o tratamento e medicação necessária.
Asma é uma doença pulmonar crônica caracterizada pela inflamação dos brônquios, deixando-os extremamente sensíveis e irritados. Pode levar a chiado no peito, tosse com secreção e falta de ar. O tratamento adequado é essencial para melhora da sua qualidade de vida.
Leia o artigo: Crise de asma: o que fazer e como prevenir?
DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, é o termo usado para um grupo de doenças pulmonares caracterizado pela obstrução crónica das vias aéreas, principalmente relacionado ao tabagismo, englobando o Enfisema e Bronquite do fumante. Leva a falta de ar, tosse, infecções repetidas, etc.
A Pneumonia é uma inflamação dos pulmões relacionada a um agente infeccioso. Pode ser de origem viral, bacteriana ou fúngica, e o tratamento precoce é o método mais eficaz para a boa evolução do quadro. Se você tem tosse, expectoração, falta de ar, dor no peito, febre, calafrios, perda de peso, não adie sua consulta.
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A doença afeta prioritariamente os pulmões (forma pulmonar), embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas.
As micoses pulmonares, também chamadas sistêmicas, são causadas por fungos leveduriformes, primariamente patogênicos, habitualmente encontrados no solo. Os indivíduos, ao entrarem em contato com micronichos do fungo, em seu hábitat natural, se contaminam e podem adoecer.
A insuficiência respiratória é um distúrbio no qual o nível de oxigênio no sangue fica perigosamente baixo ou o nível de dióxido de carbono no sangue fica perigosamente alto. A insuficiência respiratória crônica é um problema contínuo que pode resultar de uma doença pulmonar prolongada como a DPOC.
A embolia pulmonar, também chamada de tromboembolismo pulmonar, é uma doença com potencialidade fatal. Ela ocorre em decorrência de um bloqueio em uma ou mais artérias dos pulmões. Essa obstrução pode ser causada por gordura, ar, coágulo de sangue ou células cancerosas.
O tabagismo é uma doença de dependência a nicotina, e a longo prazo leva doenças graves como cânceres, doenças pulmonares e cardiovasculares. Juntos podemos escolher o melhor método para que o cigarro nunca mais faça parte da sua vida!
O câncer de pulmão é uma doença frequente, sendo o cigarro o principal fator de risco para o câncer de pulmão, e é uma das principais causas de morte evitável. É o segundo tumor maligno mais comum e o primeiro em mortalidade, principalmente entre os 55 e 74 anos.
A bronquiectasia é a dilatação irreversível dos brônquios, resultante de uma infecção ou outra condição médica, como fibrose cística, imunodeficiência, dentre outras. O muco acumula-se e aumenta os quadros de infecções de repetição, além de tosse com grande quantidade de secreção.
Doença pulmonar intersticial (também denominada doença parenquimatosa difusa) é um termo usado para descrever uma série de diferentes distúrbios que afetam o espaço intersticial. Causa fibrose pulmonar, redução da capacidade de transferir oxigênio para o sangue, dificuldade de respiração e tosse.
Doenças pulmonares ocupacionais ou Pneumoconioses é um conjunto de patologias provocadas pela inalação e acúmulo de agentes químicos nos pulmões, como poeiras e névoas. É comum classificar as pneumoconioses como doenças ocupacionais, pois elas quase sempre têm relação direta com o ambiente de trabalho.
As Doenças Autoimunes do Pulmão são aquelas em que os anticorpos atacam os próprios órgão e sistemas do corpo. Entre os muitos alvos destes anticorpos está o tecido conjuntivo, que é a estrutura de suporte para todas as células do corpo.
O Derrame Pleural é uma manifestação comum a várias doenças diferentes, que levam ao acúmulo anormal de líquidos no espaço pleural, popularmente conhecido como água na pleura ou água no pulmão. É de extrema importância a avaliação do motivo do derrame para que o tratamento adequado seja instituído.
A infecção respiratória, ou de vias áreas, é uma infecção que surge em qualquer região do trato respiratório, atingindo desde as vias aéreas superiores ou altas, como narinas, garganta ou ossos da face, até as vias aéreas inferiores ou baixas, como brônquios e pulmões.
Espirometria é um exame do pulmão, também conhecido como Prova de Função Pulmonar, Prova Ventilatória ou Exame do sopro. A espirometria é um exame não invasivo que mede a quantidade de ar nos pulmões ao inspirar e expirar, bem como a velocidade com que esse processo é realizado.
O teste da caminhada de seis minutos (TC6M) ajuda a descobrir a capacidade respiratória, cardíaca e metabólica de uma pessoa que possui alguma alteração como insuficiência cardíaca, doença pulmonar obstrutiva crônica ou que fez uma cirurgia no coração ou no pulmão.
Atendimento
Edifício Le Classique, Altos Do Esplanada
São José dos Campos / SP