A Polissonografia, também conhecida como Exame do Sono ou Polissonografia de Noite Inteira, é um exame diagnóstico completo e não invasivo, feito enquanto o paciente está dormindo, para avaliar o sono e suas anormalidades.
Este exame é usado para identificar uma variedade de distúrbios do sono, como apneia do sono, insônia, narcolepsia, sonambulismo e muitos outros.
Este procedimento detalhado fornece insights abrangentes sobre a saúde do sono, permitindo que especialistas como a Dra. Adriana Jardim forneçam o melhor plano de tratamento possível.
Agende sua consulta
Na polissonografia de noite inteira, o paciente passa a noite sendo monitorado enquanto dorme. Os eletrodos são colocados tanto no couro cabeludo quanto no corpo. Além disso, ele também usa um dispositivo nos dedos para monitorar a oxigenação.
Os dados são registrados simultaneamente, com o eletroencefalograma, que registra as atividades cerebrais; e o eletrocardiograma, que mede a atividade elétrica cardíaca.
Durante o exame de Polissonografia (exame do sono) são coletados os seguintes dados:
- Atividade elétrica do cérebro;
- Movimento dos olhos;
- Movimento dos músculos;
- Fluxo do ar pelo nariz e boca;
- Esforço respiratório;
- Oxigenação do sangue.
São mensurados os gases presentes no sangue, o fluxo aéreo do pulmão, o esforço respiratório e os roncos. É possível também entender as fases do sono e verificar o movimento das pernas durante a noite.
A polissonografia de noite inteira é modulada conforme a necessidade do paciente.
A análise destes dados permite detectar problemas relacionados ao sono, como:
- Diagnóstico de distúrbios respiratórios do sono (o principal deles é a Apneia do Sono);
- Titulação da pressão do aparelho para tratamento da Apneia Obstrutiva do Sono (CPAP);
- Avaliação das queixas de Insônia, com objetivo de descobrir sua causa;
- Avaliação de comportamentos diferentes que ocorrem durante o sono, de caráter violento ou que põem em risco a segurança do paciente, como é observado, por exemplo, no Mal de Alzheimer ou na Doença de Parkinson;
- Confirmação do diagnóstico de Narcolepsia, em associação com o Teste das Latências Múltiplas do Sono, dentre outros;
- Confirmação de Sonambulismo e até Epilepsia noturna.
A polissonografia (exame do sono) é indicada para pacientes com sintomas de:
- Insônia
- Sonolência diurna excessiva
- Dificuldade para respirar durante a noite
- Despertar muitas vezes durante o sono
- Suspeita de apneia do sono
- Dificuldade em sonhar
- Noites mal dormidas
- Baixa concentração
- Acordar cansado
- Ronco excessivo
- Sonambulismo
- Perda da libido
- Irritabilidade
- Bruxismo
A Polissonografia tipo 2 também é conhecida como Polissonografia Domiciliar Completa, por possibilitar que o exame seja realizado no domicílio do paciente.
Também contém EEG e em casos selecionados, pode ser realizada titulação de pressão positiva. É um exame completo e preferência da maioria dos pacientes por permitir o registro do sono no local onde o paciente dorme no seu dia a dia.
Na Clínica Dra. Adriana Jardim você encontra a Polissonografia e a realiza com qualidade nos resultados, confiança e segurança em todos os processos. Clique no botão abaixo e fale com nossa equipe para tirar todas as dúvidas, como preço do exame de polissonografia, preparo, dias e horários disponíveis para fazer o seu exame, dentre outras.
A Dra. Adriana Jardim, Pneumologista e Especialista em Medicina do Sono possui consultório em Altos Do Esplanada, São José dos Campos / SP.
Exame
Sim! Temos duas opções para esse serviço:
- Polissonografia domiciliar com a visita do técnico: O técnico de polissonografia comparece à residência do paciente para realizar o preparo do exame e retorna no dia seguinte para a retirada do equipamento. Neste formato, é cobrada uma taxa de deslocamento.
- Polissonografia domiciliar sem a visita do técnico: O paciente comparece ao consultório para o preparo do exame, que inclui a colocação de sensores e orientações. Após o término, retorna à sua casa para a realização do exame. Nesta opção, é necessário voltar ao consultório no dia seguinte, no horário acordado, para entregar o equipamento.
Para pacientes com suspeita de apneia do sono, distúrbio respiratório comum que atinge quase 30% dos brasileiros e que pode gerar sintomas de roncos sonolência durante o dia, fraqueza, sono não revigorante, perda de memória e até vontade de urinar a noite. Além disso, sabemos que essa doença aumenta o risco de doenças do coração, AVC, hipertensão e depressão.
Esse exame NÃO POSSUI RISCOS ou contraindicações! É ligado somente através de pilhas e pode ser ajustado de forma bem confortável no corpo do paciente.
Para que o laudo fique bem acurado você necessita que o aparelho realize a leitura do seu sono durante pelo menos 4 horas na noite do exame.
Não, o exame de polissonografia é completamente indolor. Os sensores são colocados na superfície do corpo e não causam desconforto.
Sim, os sensores são fixados ao corpo para permitir o movimento. No entanto, é importante tentar não deslocá-los durante o sono para garantir a precisão do exame.
Sim, em alguns casos, pode ser feito um tipo de polissonografia domiciliar. A decisão será baseada na avaliação clínica e na indicação médica.
Não necessariamente. O objetivo é capturar um registro representativo do seu sono, mas entende-se que dormir em um ambiente novo pode ser um desafio para alguns.
Normalmente, você deve evitar cafeína e álcool no dia do exame. Além disso, você deve continuar a tomar quaisquer medicamentos prescritos, a menos que instruído de outra forma por seu médico.
Os resultados geralmente são disponibilizados em 1 a 2 semanas, pois a quantidade de dados coletados precisa ser analisada minuciosamente.
A polissonografia é muito eficaz na identificação da maioria dos distúrbios do sono, mas alguns distúrbios do sono podem exigir exames ou avaliações adicionais.